BEM-VINDO!!!

BEM-VINDO!!!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Plano de Aula elaborado por uma cursista e socializado na oficina - Tema: Gêneros textuais-TP3

Gestar II
Plano de Aula 1 - Avançando na prática

a) Leia o conto abaixo ( texto 1):

EXCESSO DE COMPANHIA

Os anjos cercavam Marilda, um de cada lado, porque Marilda ao nascer ganhou dois anjos da guarda.
Em vez de ajudar, atrapalhou. Um anjo queria levar Marilda a festas, o outro à natureza. Brigavam entre si, e a moça não sabia a qual deles obedecer. Queria agradar aos dois, e acabava se indispondo com ambos.
Tocou-os de casa. Ficou sozinha, sem apoio espiritual mas também sem confusão. Os dois vieram procurá-la, arrependidos, pedindo desculpas.
― Só aceito um de cada vez. Passa uns tempos comigo, depois mando embora, e o outro fica no lugar. Dois anjos ao mesmo tempo é demais.
Agora Marilda é o anjo da guarda dos seus anjos, um de cada vez.

b) Em seguida, passarei o vídeo No caminho de Drummond [Mestres da literatura http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=99993 ( clique aqui)
O vídeo trata da biografia de Drummond em relação à sua vida e obra. Esse material servirá como subsídio para

c) Agora, leia o texto abaixo, observando a construção do gênero.

Texto 2
Carlos Drummond de Andrade

Mineiro de Itabira( onde nasceu em outubro de 1902), quando garoto gostava de ver os grandes vasos cheios de água verde, vermelha, dourada, que decoravam as farmácias naquele tempo. Talvez por isso, tirou diploma de farmacêutico, depois de um curso de três anos, mas nunca voltou à escola para procurá-lo. Sua vocação não era essa. Era ser escritor. Como , porém, viver de literatura? Então começou a trabalhar como jornalista e funcionário público, a princípio em Belo Horizonte, e finalmente no Rio de Janeiro. Nos intervalos, escrevia poemas e histórias. Hoje são 23 os seus livros publicados, sendo 13 de poesia, 9 de crônicas e 1 de contos. Há traduções de suas obras editadas na Argentina, no Chile, Peru, Cuba, Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Alemanha, Tchecolslováquia e Suécia.
Filho e neto de fazendeiros, não gostava de vida na roça, e sentia não ter sabido aproveitar a oportunidade de convívio com a natureza entre o cafezal e o gado de seu pai., mas se considerava um “fazendeiro do ar, título que deu a um de seus livros de poesia.
Ele não era visto em reuniões sociais, nem era lá de grandes conversas, a não ser com os amigos mais chegados. Reservava sua ternura para a crianças e os bichos de toda espécie, e procurava estar atento à renovação do mundo na linguagem, nos costumes e nas esperanças do seu humano. Faleceu no Rio de Janeiro em 1987.

No texto 2, as informações estão organizadas em uma sequência de parágrafos que abordam, cada um, um aspecto da vida de Carlos Drummond de Andrade. O tema – a vida de um escritor famoso – é fundamental para que o texto seja identificado como uma biografia, não importando exatamente que tipos de informações são expressas: podem tender mais para o lado pessoal, ou mais para o lado profissional, ou mais para as razões de suas escolhas, ou mais para a descrição de sua obra.
O texto está escrito na terceira pessoa do singular, pois se fala de um "ele”

E qual é o gênero do texto 1?

d) Agora, leia também um texto biográfico de Ana Maria Machado. Observe qual é o foco narrativo do texto e que interlocutor ele visa atingir.

Ana por ela mesma
Ana Maria Machado

Meu nome é Ana Maria Machado e eu vivo inventando histórias. Algumas delas, eu escrevo. E dessas que eu escrevo, algumas andam virando livros. Em sua maioria, livros infantis, quer dizer, livros que criança também pode ler. Adoro meu trabalho. Ainda bem, porque acho que não ia conseguir viver se não escrevesse. Tanto assim que já fui professora, já fui jornalista ( já fui até chefe de uns trinta jornalistas ao mesmo tempo), já fiz programa de rádio e acabei tudo para só viver de livro: escrevendo e cuidando da Malasartes,a minha livraria para crianças. Coisas de que eu gosto: gente, mar, sol, natureza em geral, música, fruta, salada, cavalo, dançar, carinho. Coisas que eu não agüento: qualquer forma de injustiça ou prisão e gente que quer cortar a alegria dos outros. Mas isso nem precisava dizer – é só ler nos meus livros que todo mundo fica sabendo.
Nasci e me criei no Rio. Nasci no morro ( de Santa Tereza) e me criei na praia ( de Ipanema), ainda no tempo do bonde G. Osório. Mas sempre passei as férias de verão ( e eram quase três meses) no Espírito Santo, praia de Manguinhos, perto dos avós paternos. Essas férias sempre me marcaram muito, trazendo um lado rural, de lamparina, rosca no café e pé no chão, numa comunidade de pescadores com fortíssimas sobrevivências da cultura popular: congo, puxada de mastro, pesca artesanal, ticumbi, marujada, folia de reis, cantigas de roda, histórias da tradição oral. As férias ajudavam a contrabalançar a formação urbana e livresca. Uniam um sítio à beira-mar, com pomar e animais domésticos, às leituras que falavam de PicaPau Amarelo.[...]
No fim da adolescência, pouco antes de entrar para a faculdade ( onde comecei fazendo Geografia e acabei me formando em Letras Neolatinas), comecei a estudar pintura, seguindo o curso de Aloísio Carvão, maravilhoso, no Museu de Arte Moderna do Rio. [...] E como Aloísio Carvão me marcara no aprendizado das artes plásticas, eu tivera o privilégio de travar contato com a literatura pela mão de alguns mestres inesquecíveis.
Ana & Ruth – 25 anos de Literatura. Rio de Janeiro, Salamandra, 1995.

e) Agora é sua vez:

Você ainda é jovem, diferentemente de Drummond e Ana Maria, mas assim como eles carrega consigo uma história. Como vimos, a biografia é a escrita da vida. Então, vamos escrever a sua?
Por meio de um texto escrito em terceira pessoa ( conforme texto 2) escreva, agora, a sua biografia. Esse será um texto que ficará guardado na sua caixinha de lembranças e daqui a mais alguns anos, você poderá relê-lo. Será muito interessante relembrar como você viveu nestes 13, 14 ou 15 anos de sua vida. Bom trabalho!

2 comentários:

  1. Daia, parabéns pelo blog. Está muito bem construído. Adorei ver os nossos textos on-line.
    Abraço, Sandra

    ResponderExcluir
  2. Parabens adorei ver nosso trabalho exposto.
    Abraço, Marli

    ResponderExcluir