BEM-VINDO!!!

BEM-VINDO!!!

sábado, 15 de agosto de 2009

Oficina 8 - Dia 14/08/09 - Unidades 15 e 16 TP4

Pauta:
· Escolha de um redator para registrar o encontro(Ata);
· Leitura e reflexão sobre a mensagem “Poças de lama”;
· Escolha de um “Avançando na prática” para aplicar com os alunos quando retornarmos às aulas e trazer o relato no próximo encontro;
· Atividade prática:
- Grupo 1: Ler, refletir e fazer uma síntese do texto “Por que meu aluno não lê?”, na página 147 e 148;
- Grupo 2: Ler e fazer uma síntese dos textos de abertura das unidades 15 e 16, páginas114 e 159 e 160;
- Grupo 3: Atividade 1 da oficina 8, página 221.
· Apresentação dos grupos.
· Avaliação da oficina.
Este encontro foi muito positivo e produtivo, pois ao apresentar os textos houve muito debate, troca de opiniões e experiências em relação aos temas tratados: leitura e produção textual.
Mensagem:

POÇAS DE LAMA
(Pelos olhos de uma criança)

Quando olho dentes-de-leão eu vejo ervas daninhas invadindo meu quintal. As crianças vêem flores para sua mãe e sopram a penugem branca pensando em um desejo.
Quando um velho mendigo me sorri, eu vejo uma pessoa suja que provavelmente quer dinheiro e eu me afasto. As crianças vêem alguém sorrir para elas e sorriem de volta.
Quando ouço uma música, eu gosto e sei que não sei cantar e não tenho ritmo, então me sento e escuto. As crianças sentem a batida e dançam. Cantam e se não sabem a letra, criam a sua própria.
Quando sinto um forte vento em meu rosto, me esforço contra ele. Sinto-o atrapalhando meu cabelo e empurrando-me para trás, enquanto ando. As crianças fecham seus olhos, abrem seus braços e voam com ele, até que caiam a rir pela terra.
Quando rezo, eu digo: Tu e Vós e conceda-me isto, dê-me aquilo. As crianças dizem “Olá Deus! Agradeço por meus brinquedos e meus amigos. Por favor mantenha longe o mau sonho hoje à noite. Eu ainda não quero ir para o céu. Eu sentiria falta de minha mãe e de meu pai”.
Quando olho uma poça de lama eu dou uma volta. Eu vejo sapatos enlameados e tapetes sujos. As crianças sentam-se nela. Vêem represas para construir, rios para cruzar e bichinhos para brincar.
Eu queria saber se nos foram dadas as crianças para ensinarmos ou para aprendermos.
Aprecie as pequenas coisas da vida, porque um dia você poderá olhar para trás e descobrir que eram grandes coisas grandes.
Meu desejo para você?
Grandes poças de lama e dentes-de-leão!!!

( Autor desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário