BEM-VINDO!!!

BEM-VINDO!!!

domingo, 4 de outubro de 2009

Aprendendo com o Gestar II

O programa Gestar II que está realizando-se no nosso estado do Rio Grande do Sul e em vários lugares do Brasil, com o objetivo de aprimorar e aperfeiçoar o ensino da Língua Portuguesa e da Matemática, está realizando sua função e superando as expectativas, pois esta primeira etapa foi muito importante e produziu novos conhecimentos, troca de ideias e experiências entre os professores contribuindo para a melhoria e o desenvolvimento de novas estratégias de ensino.
Analisando os critérios de seleção de textos, as cursistas escolhem principalmente de acordo com a temática, relacionando-a com o contexto sociocultural e cognitivo da turma, mas ainda assim trabalham os diversos gêneros, alguns mais, outros menos. Da mesma forma a seleção da seção “Avançando na prática” segue critério idêntico.
A maior dificuldade em aplicar as atividades refere-se ao tempo para realização e aplicação, como também a formulação do relatório conclusivo das atividades desenvolvidas. Percebe-se que os professores devem desenvolver e aprimorar o hábito da escrita de sua autoria.
Com relação ao texto, a concepção teórica das cursistas ainda está focada na análise somente dos aspectos estruturais do texto: forma, ortografia, pontuação, e não dá a real importância aos argumentos, ideias e coerência dos elementos textuais. Quanto à leitura e planejamento, identifica-se atividades ainda “avulsas”, sem preocupação prévia ou motivação, sem objetivos claros e engajados uns aos outros.
O professor deve criar estratégias que levem o aluno a ler e com preender todos os aspectos do texto, desenvolvendo um trabalho pontual e sistematizado, delimitar objetivos e selecionar métodos são de vital importância para o êxito do processo de ensino-aprendizagem.
Com relação à teorias estudadas as cursistas as usam como forma de entender as atividades e também como reciclagem de conhecimento e aperfeiçoamento. Muitos professores ainda estão focados na gramática normativa e preocupados com a forma estrutural do texto, deixando um pouco de lado os aspectos de compreensão, interpretação textual e produção escrita.
Sendo assim, o Programa Gestar II pretende aperfeiçar e redimensionar a prática pedagógica dos professores que trabalham com a linguagem.
(Resumo coletivo sobre a primeira etapa do GestarII-Formadoras Daiane, Marta e coordenadora Viviane - Realização no segundo encontro em POA-28/09/09)

Nenhum comentário:

Postar um comentário