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terça-feira, 13 de outubro de 2009

O processo de produção textual: revisão e edição

O trabalho com a escritura textual deve ser uma prática periódica, assim como o processo de revisão. A revisão textual, coletiva ou individual, deve acontecer semanal ou quinzenalmente. O tempo entre uma revisão e outra propiciará ao educando o amadurecimento necessário para uma nova escritura. O professor pode conduzir a revisão na lousa com a contribuição dos educandos ou permitir que eles próprios realizem a revisão dos textos uns dos outros. Isso pode acontecer em duplas ou grupos maiores. Na revisão, o professor utiliza uma matriz do texto escolhido transcrito na lousa, na transparência ou datashow e seus alunos acompanham a revisão com cópia do texto escolhido. Deve-se delimitar os aspectos mais importantes a serem trabalhados em cada revisão, com textos diferentes, para que o trabalho não seja muito extenso. É importante também que o professor explique para a turma o tipo de trabalho que será feito, cuidando para não expor o aluno que produziu o texto.
O professor é o "perito do texto", o "detetive", pois é ele quem investiga as marcas textuais, isto é, as dificuldades de cada educando, observando o erro e identificando as hipóteses que o erro quer mostrar.
A partir das marcas textuais encontradas no texto o professor deve definir:
1.Nível de letramento do educando;
2.Suas hipóteses sobre o processo de escrita;
3. O conteúdo a ser trabalhado na aula de revisão;
4.Estratégias para a revisão textual.

Vejamos um exemplo, de uma parte de um texto de aluno, uma análise e algumas atividades propostas.

TEXTO
Se criasa e se felis e te a vida pela
frenti vive as aventura que o mundo tei ai cuando agente fica adolecente
vem os problema os pai fica pegano no pedajenti ai num pode isso num
podi aqilo e briga todu dia o adolecenti ai o joveim si revouta e teim muitos problema tipo assim teim minina qui aruma bariga os cara usa droga ai briga di cangi fuma bebi u adolecenti teim cupa mais tipo asim os pai podia te pasciença com nóis.


ANÁLISE
Percebe-se pelo texto do aluno, que o mesmo parece ter a idade entre 11 e 12 anos, estando possivelmente no sexto ou sétimo ano. Pela linguagem e termos usados parece tratar-se de um menino de nível socioeconomico baixo.
Quanto ao nível de letramento constata-se que o aluno cnhece o assunto sobre o qual fala, a realidade que o cerca, apresentando as ideias de forma coerente e coesa.
Analisando as hipóteses sobre leitura e escrita, identifica-se um reflexo da linguagem oral na sua escrita; o texto é coeso, porém os conetivos utilizados não seguem a norma padrão da língua. Ainda percebe-se que o aluno apresenta problemas de pontuação e estruturação de parágrafos, o que decidimos trabalhar como conteúdo nesta revisão.

ATIVIDADE
A proposta de atividade é que os alunos, juntamente com o professor, leiam o texto dividindo-o em três partes: Introdução(início), Desenvolvimento(meio) e Conclusão(fim), três parágrafos e ainda, façam a pontuação adequada. O professor deve explicar as ideias básicas do parágrafo e translineação. Ainda se poderia abordar a ortografia.

(Este trabalho foi proposto no segundo encontro de formadores(as) do Gestar II, sendo que cada grupo propôs atividades diferentes, abordando os diversos conteúdos que poderiam ser abordados com o mesmo texto).Pretende-se utilizar esta mesma proposta para trabalhar com as cursistas, na unidade 23 do TP6.

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