O professor é o "perito do texto", o "detetive", pois é ele quem investiga as marcas textuais, isto é, as dificuldades de cada educando, observando o erro e identificando as hipóteses que o erro quer mostrar.
A partir das marcas textuais encontradas no texto o professor deve definir:
1.Nível de letramento do educando;
2.Suas hipóteses sobre o processo de escrita;
3. O conteúdo a ser trabalhado na aula de revisão;
4.Estratégias para a revisão textual.
Vejamos um exemplo, de uma parte de um texto de aluno, uma análise e algumas atividades propostas.
TEXTO
Se criasa e se felis e te a vida pelafrenti vive as aventura que o mundo tei ai cuando agente fica adolecente
vem os problema os pai fica pegano no pedajenti ai num pode isso num
podi aqilo e briga todu dia o adolecenti ai o joveim si revouta e teim muitos problema tipo assim teim minina qui aruma bariga os cara usa droga ai briga di cangi fuma bebi u adolecenti teim cupa mais tipo asim os pai podia te pasciença com nóis.
ANÁLISE
Percebe-se pelo texto do aluno, que o mesmo parece ter a idade entre 11 e 12 anos, estando possivelmente no sexto ou sétimo ano. Pela linguagem e termos usados parece tratar-se de um menino de nível socioeconomico baixo.
Quanto ao nível de letramento constata-se que o aluno cnhece o assunto sobre o qual fala, a realidade que o cerca, apresentando as ideias de forma coerente e coesa.
Analisando as hipóteses sobre leitura e escrita, identifica-se um reflexo da linguagem oral na sua escrita; o texto é coeso, porém os conetivos utilizados não seguem a norma padrão da língua. Ainda percebe-se que o aluno apresenta problemas de pontuação e estruturação de parágrafos, o que decidimos trabalhar como conteúdo nesta revisão.
ATIVIDADE
A proposta de atividade é que os alunos, juntamente com o professor, leiam o texto dividindo-o em três partes: Introdução(início), Desenvolvimento(meio) e Conclusão(fim), três parágrafos e ainda, façam a pontuação adequada. O professor deve explicar as ideias básicas do parágrafo e translineação. Ainda se poderia abordar a ortografia.
(Este trabalho foi proposto no segundo encontro de formadores(as) do Gestar II, sendo que cada grupo propôs atividades diferentes, abordando os diversos conteúdos que poderiam ser abordados com o mesmo texto).Pretende-se utilizar esta mesma proposta para trabalhar com as cursistas, na unidade 23 do TP6.
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