BEM-VINDO!!!

BEM-VINDO!!!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Planos de Aula - Textos fílmicos - Atividades da oficina Aberta

Plano elaborado por Sandra Roberta Catto Tombini
Plano de aula – Gestar II

Plano de aula: Crescer dói: a paternidade na adolescência
9º ano do Ensino Fundamental
Duração: 4períodos

1. Objetivos:
*motivar o aluno para o tema da unidade;
*refletir sobre os desafios que os adolescentes quando pais precocemente sofrem, valendo-se de diferentes gêneros de textos ( filme/ artigo)
*desenvolver estratégias de leitura: a questão da previsibilidade, conteúdos implícitos, relações de causa, conseqüência, espaço e tempo;
*comparar textos, buscando semelhanças e diferenças quanto às idéias apresentadas;
*desenvolver habilidades de leitura e escrita, a partir de orientações feitas acerca da pontuação;
*ler por prazer;
*observar os efeitos do uso de expressões que revelam a posição do sujeito;
*construir um parágrafo argumentativo sobre a temática.

2.Conteúdos:
*leitura, compreensão, interpretação e produção textual.

3. Estratégias de trabalho:
As aulas serão desenvolvidas com o apoio de folhas xerografadas, filme, quadro verde e giz.

4. Textos a serem usados:
*filme
*artigo de opinião

Planos de aula
Plano de aula 1
Períodos: 2
Data:__/__/__

1. Objetivos:
*assistir ao filme Cidade dos Homens;
*observar as ideologias que atravessam o texto, formando posicionamentos;
*observar as variantes lingüísticas no discurso das personagens.

2. Conteúdos: leitura, compreensão/interpretação, variação linguística.

3. Desenvolvimento: assistir ao filme “Cidade dos Homens” de Paulo Morelli ( 116 min.). Falarei que o filme trata do seguinte assunto: aos 18 anos, Laranjinha e Acerola estão prestes a ingressar na vida adulta. Questões como filhos, mulheres e emprego, bem como as responsabilidades relacionadas a esses assuntos, permeiam as aventuras dessa dupla de amigos que mora na favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.
Após os alunos assistirem ao filme, focarei a discussão na paternidade precoce. Refletiremos sobre as personagens Acerola e Cristiane, pais adolescentes. Trataremos também do desejo de Laranjinha conhecer o pai. Dividirei a sala em três grupos. Cada grupo deverá defender seu posicionamento sobre as seguintes questões ( entregues em uma folha para cada grupo)
G1: Apesar do filme trazer no enredo a questão da violência e do tráfico de drogas, a temática que fica mais evidente é a da paternidade. De acordo com o filme, de que Acerola sente falta depois de ter sido pai? E vocês? Se fossem pais precocemente, do que sentiriam falta?

G2) Um dos maiores sofrimentos da personagem Laranjinha é não ter conhecido o pai. No reencontro, quais são os sentimentos que emergem? Há uma frase que circula na sociedade que “Pai é aquele que cria”. Vocês concordam com essa afirmação?

G3) Quando Cristiane vai embora para São Paulo, deixa o filho com Acerola. Na sociedade atual, geralmente, os filhos ficam sob a guarda da mãe. Vocês acham que Acerola foi um bom pai? Quais foram as ações dele que justificam a sua resposta?

G4)Que tipo de pai buscam os meninos Laranjinha e Acerola? Filhos abandonados, ao reencontrarem seus pais, reencontram que perfil de pais? Por que você possui esse posicionamento?

Aula 2
Plano de aula 2
Períodos: 2
Data:__/__/__

1. Objetivos:
*ler e compreender o texto lido;
*exercitar a leitura, observando a expressão oral;
*contar oralmente o que foi lido;
*perceber o sentido que se constrói com as palavras no texto;
*interpretar as idéias;
*produzir parágrafo argumentativo, reunindo os fios do discurso.

2.Conteúdos:
*leitura ;
*compreensão e interpretação;
*estudo do vocabulário;
*texto argumentativo(Os órfãos de um país atrás da autoridade do pai-ZH)

Apresentarei o seguinte questionário:
1)Qual é a relação do título com o texto? Por que se pode considerar essa relação possível?
2)No primeiro parágrafo, o jornalista trata de um fato que aconteceu ao longo da história que colabora para o entendimento do parágrafo. Qual?
3)Ao longo do primeiro parágrafo, o autor cita duas figuras importantes do Brasil, o ex-presidente Getúlio Vargas e o atual Luís Inácio Lula da Silva. O que ele diz a respeito deles? Em que essas duas figuras importantes ao país assemelham-se?
4)Observe o enunciado: “... e sustentado pelos órfãos que nele votaram em busca do pai da nação”. A que parcela da população o jornalista remete-se? Por que essa parcela sentia-se órfã? Para responder a essa questão é necessário remeter-se também ao contexto brasileiro.
5)O jornalista compara o povo órfão que votou em Lula e Getúlio aos meninos Laranjinha e Acerola. Em que eles se assemelham?
6)Qual é o sentido construído pela expressão “ a lei do cão”? Transcreva o enunciado ( neste parágrafo) explica tal expressão?
7)No segundo parágrafo, o jornalista começa a refletir sobre a realidade a que se assemelha a ficção “Cidade dos Homens”. Apresenta como vivem famílias cujos pais não se fazem presentes e/ou não agem como chefes de família (por má índole ou necessidade).
A)Segundo o texto perfil de pais os filhos desamparados gostariam de ter?
B)Que perfil de pai sonham Acerola e Laranjinha?
C)Que palavra estabelece a relação de oposição/adversidade entre o pai que Acerola e Laranjinha buscam e aquele que eles não buscam?
8)O jornalista afirma que Laranjinha ganhou um pai tão órfão quanto ele. Por quê? Para responder a essa questão é necessário valer-se da leitura realizada do filme “Cidade dos Homens.
9)Em “Acerola, mais pragmático, nem se preocupa em restaurar a figura do pai. Qual é o sentido de “mais pragmático”? O que no contexto do garoto confirma essa afirmação do jonalista?
10)Explique a expressão “qualquer caminho é caminho” (3º parágrafo).
11)Explique a expressão “ Na projeção pode estar a salvação”.
12)O autor afirma que Laranjinha e Acerola são amargas metáforas de criaturas à deriva. Explique o uso do termo metáfora.
13)Freud, psicanalista famoso, teoriza sobre complexo de Édipo. O complexo de Édipo caracteriza-se por sentimentos contraditórios de amor e hostilidade. Metaforicamente, este conceito é visto como amor à mãe e ódio ao pai, mas esta idéia permanece, apenas, porque o mundo infantil resume-se a estas figuras parentais ou aos representantes delas. Uma vez que o ser humano não pode ser concebido sem um pai ou uma mãe (ainda que nunca venha a conhecer uma destas partes ou as duas), a relação que existe nesta tríade é, segundo a psicanálise, a essência do conflito do ser humano. O menino tem o desejo de ser forte como o pai e ao mesmo tempo tem “ódio” pelo ciúme da mãe. A menina é hostil à mãe porque ela possui o pai e ao mesmo tempo quer se parecer com ela para competir e tem medo de perder o amor da mãe, que foi sempre tão acolhedora (http://pt.wikipedia.org/wiki/Complexo_de_%C3%89dipo#Conceito_em_psican.C3.A1lise).
A partir disso reflita sobre o contexto de Laranjinha e Acerola.
14) Observando os estudos realizados sobre o gênero do texto estudado, que caminhos o jornalista faz para escrever o que diz. Remeta-se ao texto para responder a essa questão.
15) Agora é sua vez:
O texto acima nos apresenta diversas situações, mesmo figurativas, da falta paterna. Muitos adolescentes hoje já são pais. Observe o trecho da notícia abaixo:
Um menino inglês de 13 anos se transformou em um dos pais mais jovens do Reino Unido após sua namorada, de 15, dar à luz a pequena Maisie, publicou nesta sexta-feira (13) o jornal "The Sun". https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQwJLk2bFTbQvGfW9WwzyR1q3eUAlBs_zVIwSA6nFh-XAyCAvmCwJfhTWm1DmwSKDqsxxst-suPPpruIrIHRE7pWvxPsuych5C0RLeUoGq7L9j6nkCwU68qTZc7P9INCFUGvL9J0coPMI/s1600-h/pai+aos+treze+anos.jpg ( acesso em 29/08/2009)

A partir do que refletimos, reflita:
É possível assumir atitudes paternas na adolescência? Que conseqüências uma gravidez precoce pode causar na vida do pai e do filho?
Responda a essa pergunta a partir de um parágrafo argumentativo( padrão). Lembre-se de introduzir a temática, desenvolvê-la por meio de argumentos e, por último, amarrar o discurso num fechamento. ( nº mínimo de linhas 12).

3 comentários:

  1. Daiane, por favor transmita à Sandra os parabéns. Muito legais estas atividades sugeridas por ela.

    ResponderExcluir
  2. Esse plano de aula é perfeito!! Adorei!! É muito bom trocar experiências com nossas colegas!! Bjos

    ResponderExcluir