BEM-VINDO!!!

BEM-VINDO!!!

quarta-feira, 24 de março de 2010

Socialização dos projetos

Nos dias 15 e 22 de março, às dezoito horas, na Secretaria Municipal de Educação, realizou-se o encontro das cursistas e da formadora do Gestar de Língua Portuguesa para a socialização dos projetos finais do trabalho desenvolvido, sendo que metade do grupo apresentou seus trabalhos no dia 15 e o restante no dia 22. Algumas cursistas fizeram a apresentação utilizando slides no power point, entregaram seus trabalhos manuscritos, dialogaram e trocaram ideias e experiências obtidas com os trabalhos. Todos os comentários foram positivos. A formadora ao final das apresentações entregou às cursistas uma ficha para a avaliação e os comentários finais sobre o Programa Gestar II.

A seguir os títulos dos projetos desenvolvidos pelas cursistas, como também um pequeno comentário sobre cada um.


*Acesso à notícia através da leitura do jornal(Margarete M.Batista)
O projeto realizou-se com turmas de nono ano durante os meses de agosto a dezembro de 2009. A proposta deste projeto, especificamente , é a leitura de notícias apresentadas no jornal escrito. Sabe-se que o jornal não é um veículo de comunicação de massa , a maioria das pessoas, não têm acesso a ele, seja por falta do hábito de ler , seja por falta de condições financeiras para adquiri-lo , ou mesmo por desinteresse.
A escola deve oferecer a seus alunos, leituras sobre assuntos cotidianos, promovendo o acesso à informação em relação aos fatos que os cercam no seu bairro, na sua cidade, estado , país e no mundo todo.

*A competência Discursiva e o gênero Crônica:como aplicar em sala de aula (Dianez Zanon)
Abrangência:
Alunos do 9º ano do ensino fundamental-Período de aplicação: Março à junho de 2010
TEMA: O Trabalho com o Gênero Crônica em Sala de Aula,como uma forma de auxiliar no desenvolvimento da Competência Discursiva.
OBJETIVO GERAL:Trabalhar o Gênero Crônica, a fim de desenvolver nos alunos o aspecto crítico,o gosto pela leitura e a apropriação do gênero, diante de um assunto considerado por eles interessante.

* LER E COMPREENDER DIFERENTES TIPOS DE TEXTOS(Marli Weirich)
JUSTIFICATIVA:
Despertar em nosso educando o gosto pela leitura e a produção textual. Nos dias de hoje nossos alunos não possuem mais o hábito da leitura, a mídia esta aí com fácil acesso e a leitura fica esquecida. Então com este projeto procurarei despertar nos alunos o gosto pela leitura, bem como a produção de diferentes tipos de textos.
OBJETIVO GERAL: Proporcionar aos alunos um espaço de crescimento pessoal por meio da leitura, compreensão, interpretação e produção de diferentes tipos de textos.

* Jornal em ação, leitura e produção(Marisa Strasser)
Abrangência: alunos do 9º ano Ensino Fundamental
TEMÁTICA: O jornal como facilitador do conhecimento e análise de assuntos do cotidiano do cidadão, bem como , a identificação de gêneros textuais.
III - PROBLEMÁTICA:Como reconhecer os diferentes gêneros textuais?

*Projeto de Leitura e Produção de Editoriais(Sandra Coletto)
Público-alvo:9ºano
OBJETIVO GERAL:Redigir textos argumentativos de qualidade e desenvolver capacidades transferíveis para outros gêneros.
ESTRATÉGIAS:Proporcionar ao aluno um melhor conhecimento de um editorial, apreciá-lo ou compreendê-lo para que ele se torne capaz de produzí-lo na escola ou fora dela,oferecendo um amplo repertório de leituras.

*A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO TEXTO: UM ESTUDO DOS FATORES DE COERÊNCIA NA “CARTA AO LEITOR” (Sandra Catto Tombini)
OBJETIVO GERAL: Ensinar aos alunos, à luz da linguística textual, como construir a coerência nos processos de leitura e produção de textos.
A leitura e a produção de textos exigem do aluno muito mais do que o conhecimento lingüístico compartilhado pelos mesmos, numa relação de interlocução. O leitor/escritor necessita mobilizar para ler/escrever uma série de estratégias de ordem lingüística, como também da ordem cognitivo- discursiva, estabelecendo estratégias para que haja interação na e pela linguagem.

*A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO CIDADA (Silvana Giacomini)
OBJETIVO GERAL: Oportunizar aos alunos atividades e vivências que os estimulem ao ato da leitura.
O presente projeto se justifica na necessidade de trabalhar junto aos alunos o gosto pela leitura, procurando desenvolver nestes competências e habilidades necessárias na questão da oralidade e escrita.
Portanto, é tarefa urgente dos pais e da escola, em todos os níveis, buscar maneiras de estimular, mais do que a capacidade de ler, o prazer pela leitura. Apenas propiciando aos sujeitos leitores o prazer da leitura poderemos construir as competências necessárias para sua apreensão e produção.

*OS GÊNEROS TEXTUAIS E A FORMAÇÃO DE LEITORES(Simone Girardelli)
OBJETIVO GERAL:Proporcionar o desenvolvimento de comportamentos leitores, proporcionando aos alunos o contato com diferentes gêneros textuais, bem como suas características próprias.
JUSTIFICATIVA: O presente projeto baseia-se na necessidade atual de desenvolver junto a criança e ao adolescente o gosto pela leitura, despertando neles o hábito salutar da busca de novos conhecimentos. O papel dos gêneros textuais neste contexto é de grande valia, pois possibilita trazer até os alunos tipos de leituras que os agradem, fazendo-os tornarem-se bons leitores não só de livros, mas de mundo.

*LEITURA(Flávia Berté)
OBJETIVO GERAL: Reconhecer a leitura como a única forma de interação entre compreensão de textos, interpretação e adequação do vocabulário oral e escrito.
JUSTIFICATIVA: Levando em consideração que a leitura é a base da Interpretação e compreensão de textos, e que a mesma influi positivamente na produção textual,
na melhoria do vocabulário oral e escrito, é que se justifica o presente projeto.
Vigência: Período de 2009 a 2010
Estratégia: Após a leitura das obras literárias,a turma produzirá um Jornal Escolar,
no qual haverá um espaço destinado à propaganda das obras lidas como fonte de cultura e sugestão de leituras.

*PROJETO LEITURA E PRODUÇÃO 2009 (Mara de Souza)
OBJETIVO GERAL: Resgatar a autoestima através da produção de um livro, fazendo com que o aluno torne-se autor e agente de sua aprendizagem para assim, sentir-se sujeito, ser agente dos dizeres na escola.
Procedimentos e estratégias: O professor juntamente com os alunos buscará procedimentos coerentes para o desenvolvimento do trabalho proposto, que tem como principal objetivo levar o aluno a interessar-se pelo conteúdo, sensibilizá-lo para receber as informações oferecidas e levá-lo a compreensão do quão importante é ler e interpretar para o seu crescimento pessoal e intelectual, e principalmente o quão divertido pode ser o criar, e o brincar com as palavras. Isso propiciará um desenvolvimento educativo mais significativo do ser e um maior crescimento como sujeito.

*DIVERSIDADES DE GÊNEROS (Carla Dreifke)
OBJETIVO GERAL:Essa proposta pode fazer com que os amantes da poesia apaixonem-se ainda mais por ela, e fazer com que os que não gostam de poesia descubram sua beleza.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: -Produzir textos escritos, coesos e coerentes Produzir textos escritos, coesos e coerentes, dentro de gêneros previstos, ajustados a objetivos e leitores determinados;
-Utilizar a linguagem para expressar sentimentos experiências e idéias, acolhendo, interpretando e considerando os diferentes modos de falar.
Por meio do texto poético, o escritor manifesta seus mais profundos sentimentos e, com a mesma, provoca os sentimentos do leitor.

PARABÉNS A TODAS AS COLEGAS PROFESSORAS CURSISTAS QUE SE DEDICARAM AO GESTAR E DESENVOLVERAM ÓTIMOS TRABALHOS, E PRINCIPALMENTE, PELO ESFORÇO NA BUSCA DE UMA QUALIDADE MELHOR NA EDUCAÇÃO DE NOSSOS ALUNOS!
(Formadora Daiane)

Um comentário: