BEM-VINDO!!!

BEM-VINDO!!!

terça-feira, 9 de março de 2010

PROJETO FINAL - GESTAR DE LÍNGUA PORTUGUESA(cursista Marisa Strasser)

PROJETO

I – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1.1 – TÍTULO: Jornal em ação, leitura e produção.
1.2 – ESCOLA: EMEF Professor Francelino Dorneles
1.3 - ABRANGÊNCIA: alunos do 9º ano Ensino Fundamental ( 8ª série)
1.4 - ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO: Marisa Strasser
1.5 – PERÍODO DE APLICAÇÃO : Março a Junho de 2010.
1.6 - COORDENAÇÃO DO PROJETO: Daiane de Souza Ribeiro
GESTAR II
1.7 - DISCIPLINA : Língua Portuguesa e Literatura



II - Temática

O jornal como facilitador do conhecimento e análise de assuntos do cotidiano do cidadão, bem como , a identificação de gêneros textuais.



III - Problemática

Como reconhecer os diferentes gêneros textuais?



IV - Fundamentação teórica

Gêneros textuais são maneiras de organizar as informações linguísticas de acordo com a finalidade do texto, com o papel dos interlocutores e com as características da situação.
Aprendemos a reconhecer e utilizar gêneros textuais no mesmo processo em que “aprendemos” a usar o código lingüístico: reconhecendo intuitivamente o que é semelhante e o que é diferente nos diversos textos.
Do mesmo modo que desenvolvemos uma competência lingüística quando aprendemos o código lingüístico, desenvolvemos uma competência sociocomunicativa quando aprendemos comportamentos lingüísticos. A identificação dos gêneros está incluída nesta competência sociocomunicativa ( GESTAR II ) .
Já se tornou trivial a idéia de que os gêneros textuais são fenômenos históricos, profundamente vinculados à vida cultural e social. Fruto de trabalho coletivo, os gêneros contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia a dia . São entidades sócio-discursivas e formas de ação social incontornáveis em qualquer situação comunicativa. No entanto, mesmo apresentando alto poder preditivo e interpretativo das ações humanas em qualquer contexto discursivo, os gêneros não são instrumentos estanques e enrijecedores da ação criativa. Caracterizam-se como eventos textuais altamente maleáveis, dinâmicos e plásticos. Surgem emparelhados a necessidades e atividades socioculturais, bem como na relação com inovações tecnológicas, o que é facilmente perceptível ao se considerar a quantidade de gêneros textuais hoje existentes em relação a sociedades anteriores à comunicação escrita (LUÍS ANTÔNIO MARCUSCHI).
Os grandes suportes tecnológicos da comunicação tais como o rádio, a televisão, o jornal, a revista , a internet, por terem uma presença marcante e grande centralidade nas atividades comunicativas da realidade social que ajudam a criar, vão por sua vez propiciando e abrigando gêneros novos bastante característicos.
Por isso, o referido projeto propõe-se através da produção de jornal em sala de aula, reconhecer , analisar e produzir diversos gêneros textuais.


V - OBJETIVO GERAL

Incentivar o educando à leitura, pesquisa , argumentação e a escrita com função social, identificando as características que levam a classificação de um gênero textual.


VI - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Ler e interpretar diversos gêneros textuais.
• Distinguir as características de gênero literário e gênero não-literário.
• Desenvolver a capacidade argumentativa e crítica do educando.
• Reconhecer e relacionar os gêneros textuais com competência sociocomunicativa.
• Identificar os gêneros textuais presentes no jornal.
• Produzir textos coesos e coerentes de acordo com o gênero textual escolhido.
• Elaborar um jornal demonstrando seu conhecimento através da análise crítica , sua visão do mundo e sua criatividade.
• Proporcionar momentos variados de reflexão sobre diversos problemas da sociedade.
• Desenvolver a leitura oral e silenciosa.



VII - METODOLOGIA

• Leitura de diversos gêneros textuais retirados de jornais, revistas e livros.
• Definições sobre gêneros textuais.
• Caracterização de texto poético,classificado, narrativo, descritivo, instrucional, argumentativo e propaganda.
• Leitura , análise e manuseio de jornais.
• Identificação de gênero literário e não literário.
• Identificação de termos técnicos como manchete, chamada editorial, lead, etc.
• Identificação dos gêneros textuais presentes no jornal.
• Apresentação do projeto “Jornal em ação, leitura e produção”
• Divisão dos grupos ( a turma será dividida em grupos de três alunos), cada grupo deverá produzir um jornal.
• Leitura, interpretação, análise crítica e produção de HORÓSCOPOS, PROPAGANGAS, ENTREVISTAS, CLASSIFICADOS, MANCHETES, NOTÍCIAS, CHARGES, POESIAS, PESQUISAS,ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS, CAMPANHAS INSTITUCIONAIS, EDITORIAIS,CADERNO CULTURA, ESPORTE, ETC.
• Montagem do jornal.
• Apresentação do jornal para a turma, identificando os gêneros textuais trabalhados.

VIII - CRONOGRAMA
Março
Leitura de gêneros textuais, definições, identificação de termos técnicos e dos gêneros presentes no jornal, distinção de gênero literário e não literário, divisão dos grupos, escolha do nome do jornal.

Abril
Leitura, interpretação, análise crítica e produção de classificados, propagandas, entrevistas, campanhas institucionais, charges e horóscopos.

Maio
Leitura, interpretação, análise crítica e produção de notícias, poesias, pesquisas, anúncios publicitários e editoriais, caderno cultura e notícias do esporte.

Junho
Montagem e apresentação dos jornais produzidos pelos grupos com as identificação dos gêneros textuais.
Avaliação do projeto .

AVALIAÇÃO

O Projeto “Jornal em Ação, Leitura e Produção” pretende instigar o aluno a identificar corretamente alguns gêneros textuais através da leitura, interpretação e produção dos mesmos, por isso, será considerado um bom trabalho quando o educando retratar que realmente é capaz de diferenciar um gênero de outro.
Além disso, ao produzir um jornal, o educando estará escrevendo para os outros também, para que suas idéias sejam divulgadas, discutidas, criticadas e para tanto, espera-se que observe como irá produzir seus textos, se há coesão , coerência, criatividade e originalidade.
A avaliação do projeto será realizada durante todo o processo observando a participação, interesse, criatividade e a correta identificação dos gêneros textuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário